domingo, 30 de outubro de 2011

Sanfoninhas de Beringela

Receita de beringela nunca é demais!

Ingredientes

2 beringelas
tomates cortados em meia lua
300g de queijo fatiado
cebola em rodelas
azeitonas ou alcaparras (opcional)
alho picado a gosto

Mãos na Massa!

Lave os legumes, corte as pontas e descarte.
Corte rodelas sem romper a parte de baixo da beringela, de forma que continuem unidas como uma sanfona.


Com a ponta dos dedos, passe sal entre as fatias.
Preencha o interior dos cortes com tomate e queijo.
Se desejar, você pode acrescentar uma folhinha de manjericão fresco entre as fatias.
Terminando a montagem, disponha as beringelas em um refretário forrado com rodelas as de cebola, as alcaparras ou azeitonas (sem caroço) e regado com bastante azeite.
Jogue o alho picado por cima e regue com mais azeite.

Leve ao forno para assar por 40 minutos - 1 hora, mantendo-o coberto com papel alumínio por 20 minutos.



Bruschetta grega

Bom, pessoal! Passei o dia hoje meio a la Grega. Folheando um livrinho meu sobre a cozinha na Grécia, não resisti ao pão de Creta, que na minha opinião, chega muito perto da italiana bruschetta.
Com ingredientes facéis de encontrar em qualquer cozinha, não resisti a tentação de experimentar, rompendo com a regra número um da minha dieta: não comer carbohidrato a noite! Ai, minha consciência! Mas, quer saber? Valeu muuuuuuuuuuuuuito a pena!


Ingredientes

4 fatias grossas de pão italiano, seco e duro (eu usei pão de fatia integral e tostei um pouco na tostadeira)
2 tomates cortados em cubos bem pequenos
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
sal a gosto
40g de queijo feta esfarelado (usei ricota, pois não tinha feta)
orégano seco
azeite

Mãos na Massa!

Umedeça as fatias de pão com água fria, esprema-as suavemente para retirar o excesso da água.
Disponha-as em uma travessa.
Em uma vasilha, misture bem os tomates, a cebola e o alho. Acerte o sal e espalhe a mistura sobre as fatias de pão.
Polvilhe o queijo por cima, salpique com orégano e regue com o azeite.
Sirva em seguida.

No meu caso, não precisei umedecer as fatias. Só besuntei um pouco com azeite.

Hmm! HEAVEN!

Acompanhamentos

 Sanfoninhas de beringela

 Creme de queijo com torradas de ciabatta

Saudável, porque é preciso..... e delicioso!

Sabores da Grécia: Skodomakarona - uma explosão de aromas.

Essa massa vai entrar na lista dos seus pratos favoritos! Experimente!!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Viva a Sopa!

Entrei completamente na dela. Hmmm, que delícia. Uma sopa feita com carinho para relaxar e recompensar o corpo depois de um dia looooooongo e cansativo, é simplesmente divino.

Uma das minhas favoritas? TOMATE!  Achei essa receita no rainhas do lar. E como elas, faço tudo meio de olho, no insight... mas vou tentar aproximar as quantidades, de acordo?
Então, anota aí, cumade.


Ingredientes

1 cebola fatiada
5 tomates sem pele picados grosseiramente (aproximadamente)
1 litro de caldo de legumes (aproximadamente.... vai depender da consistência que você gosta)
azeite a gosto da cumade
temperinhos, também a gosto da cumade (eu gosto de sal, pimenta e noz moscada)
um punhadinho de manjericão fresco
1 pitada generosa de açúcar
1 colher de farinha de trigo para engrossar o caldo

Mãos na Massa!

Primeiro, ferva os tomates para tirar a pele. Prepare o caldo. Leve a cebola junto com o azeite ao fogo médio e refogue só até a cebola ficar transparente. No liquidificador, coloque a cebola, o punhado de manjericão, os tomates, quanto baste de caldo e bata. Volte a mistura ao fogo e tempere à gosto. Adicione a farinha previamente dissolvida para não empelotar. Deixe cozinhando até a caldo ganhar a consistência desejada. Sirva em cumbucas com bastante azeite e uma torradinhas. Se estiver de dieta, não esquente. Essa sopa é tão divina que dispensa qualquer acompanhamento.

domingo, 9 de outubro de 2011

Nem só de salada vive uma dieta: Graças a Deus!

Bom, pessoas! Como mencionei anteriormente, ando meio de dieta. Isso é bom. Apesar de ser uma verdadeira formiga para os doces, adoro uma vida saudável. Mas mesmo de dieta, uma alimentação equilibrada não elimina massas, concorda? Claro, tem que se usar do bom senso e ao invés de exagerar nos molhos transformando massas em calorias, deve-se optar por ingredientes mais naturais. Então... foi aí que me inspirei numa receita originária de Santorini, o skordomakarona, que é basicamente spaghetti com tomate fresco e alho. Fica simplesmente divino. Simples, fácil de fazer e muito saudável!


A receita original:

Ingredientes

1/2 kg de spaghetti
1 embalagem de tomate cerja cortados ao meio
azeite de oliva
3-4 dentes de alho
canela
pimenta
açúcar
sal
alecrim

Mãos na Massa!

1. Primeiro cozinhe o spaghetti, escorra, adicione um pouco de azeite e o mantenha aquecido.
2. Numa frigideira, aqueça o azeite e doure o alho. Depois adicione os tomates, o alecrim e adicione açúcar e sal.
3. Mexa de vez em quando até que a maior parte do liquído do tomate tenha evaporado.
4. Adicione um pouco de canela e pimenta. Espere mais um pouco e o molho estará pronto. Verta sobre a massa já cozida.

Você pode ralar um pouco de queijo sobre o prato na hora de servir.

Minha Versão

Como  eu só me inspirei no Skordomakarona, obviamente fiz do meu jeito. Então, lá vai... Numa panela, dourei o alho no azeite sem deixar queimar. Depois adicionei os tomates cereja cortados ao meio e deixei cozinhando em fogo brando. Não usei açúcar (a idéia é cortar calorias! rsrsrs). Usei apenas pimenta, um pouco de sal e manjericão fresco. Escorri a massa que já estava no fogo, adicionei a massa à mistura de tomates, dei uma salteada rápida e pronto. Na hora de servir, salpiquei um pouco de nozes picadas em cima. Ficou divino!

Salada de Rúcula

Bom gente, como ando meio de dieta :( aderi hoje à uma saladinha básica no almoço. Então, pra tapear um pouco os olhos, já que os meus são uma gulodice só, resolvi mudar um pouco a forma de servi-la. Peguei um bocadinho de muzzarela de búfala fatiada, que eu adoro, um tantinho de tomate seco e rúcula, uma abobrinha que cortei em tirinhas e temperei com um fiozinho de azeite, sal, pimenta e noz moscada, e umas fatias de peito de perú defumado que encontrei dando sopa na geladeira.  Daí, montei assim, ó...
abri a fatia de muzzarela e fui colocando um tantinho de cada coisa: um tantinho de abobrinha, um tantinho de rúcula, outro de tomate seco e o peito de perú. Dei uma enroladinha e pronto! Tava linda a minha salada, com poucas calorias e com tudo que eu gosto dentro!!

Claro que voce pode mudar o recheio de acordo com o que voce quiser e serví-las como entrada. Leve e saborosa, especialmente com esse calorão que anda fazendo. E o melhor de tudo, é que você não vai estar brigando com a balança, nem ficar com a consciência pesada. Não é MARA?!?

Na hora de comer reguei com mais um poquinho de azeite e pimentinha moída na hora. Yammy!

More Cupcakes

 Cupcake de Bridadeiro


 Cupcake de Negresco

 Cupcake de Chocolate com Buttercream de Ovomaltine


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Reinado que não tem fim

Agreed.... Os whoopies são divinos mas duvido que bata os cupcakes. Esse pequeno notável transformou as festas e reina, ainda, absoluto! Vida longa aos cupcakes! E que os woopies os acompanhe para alegria e gulodice de todos! :D

domingo, 2 de outubro de 2011

Whoopie: o novo hit das delicatessens

O cupcake está com os dias contados. É o que diz o jornal inglês The Times, que com o título “O cupcake está morto. Longa vida ao whoopie”, sentencia a morte de um dos doces mais populares de hoje em dia. O whoopie, tradicionalmente feito pelos colonos Amish na Pensilvânia, nos Estados Unidos, estaria desbancando os cupcakes nas delicatessens.

Você sabe o que são whoopies? Eles são uma espécie de sanduíches doces, feitos com massa leve e bastante recheio. O whoopie nasceu em uma comunidade Amish da Pensilvânia, as mães colocavam a guloseima na lancheira das crianças e quando eles a encontravam gritavam “whoopie!”, o que deu origem ao nome do doce.


Na clássica receita de whoopie, a massa é de chocolate com recheio de creme de marshmallow. Mas o doce pode ser encontrado em diferentes versões: com sabores como baunilha, ou abóbora. E ainda decorados.

Embora a guloseima seja americana, nem mesmo em Nova York ela era popular. Algo que começou a mudar no ano passado. Diversos cafés da cidade lançadores de tendências começaram a oferecer as tortas em seus cardápios. “Apareceram até mesmo na Magnolia Bakery, o que ajudou a transformar os cupcakes em mania nacional depois que a loja foi exibida em ‘Sex and the City’, escreveu o New York Times em 2009.

Agora, parece que o whoopie atravessou fronteiras. No Brasil, já não é tão difícil encontrá-lo. Só não é tão popular entre os pedidos como o cupcake, segundo o chef Reginaldo Carvalho, do restaurante Zona Zen, no Rio de Janeiro. Ele incluiu por acaso o whoopie no cardápio, quando pensava em novas opções de biscoitos para a casa. Ele conta as suas versões para o doce: “fazemos sempre de goiabada e doce de leite”.

“A base dos whoopies leva farinha de trigo, açúcar, manteiga e clara de ovo”, ensina Reginaldo, que acrescenta: a consistência da massa é de um biscoito. É um mistério, no entanto, definir os whoopies. Ninguém se arrisca definir se trata de um bolo, uma torta ou um cookie. Um enigma que se desvenda provando.

Aprenda a fazer whoopies com o chef Reginaldo Carvalho, do restaurante Zona Zen, no Rio de Janeiro.
 http://gnt.globo.com/receitas//Aprenda-a-fazer-whoopies.shtml