terça-feira, 2 de agosto de 2011

Risoto de Quinoa: Cereal do bem!

Voltando das minhas férias um pouco chuvosa com uma receitinha básica em homenagem ao meu companheiro de trabalho PC. A estrela dessa receita é a quinoa, um cereal completamente do bem, que não contém glutén, possui grande concentração de proteína (contém 16 tipos de aminoácidos essenciais, ou seja, os que não são produzidos pelo corpo humano), zinco e ferro. Por conta disso, a quinoa tem ação cicatrizante, analgésica e antiinflatória, sendo recomendada especialmente para vegetarianos por conseguir substituir o consumo de carne vermelha sem prejuízo para o organismo.
A quinoa também possui alto teor de fibras, o que favorece o funcionamento do instestino, além de ajudar a emagrecer pois prolonga a saciedade. Magnésio, potássio e manganês são outros minerais presentes na quinoa, que também possui vitaminas que controlam diversas funções do nosso metabolismo, como as vitaminas B1, B2, B3, D e E.
Agora sabendo de tudo isso, pegue lápis e papel , confira os ingredientes e corra pra cozinha!

 


Ingredientes

1 peito de frango
Sal
1 1/2 xícara (chá) de quinoa real em grão
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de tomate picado, sem pele e sem sementes
1/2 abobrinha picada no
1 colher (sopa) de manjericão picado
Pimenta-do-reino (opcional)
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado light
1 colher (sopa) de cebolinha picada

Mãos na Massa!
1. Cozinhe o frango em água fervente e sal. 2. Reserve o caldo e desfie a carne. 3. À parte, coloque a quinoa numa peneira e lave bem em água corrente, esfregando os grãos.  Reserve. 4. Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite. 5. Junte o frango desfiado, a quinoa, o tomate, a abobrinha, o manjericão e a pimenta-do-reino. 6. Regue com o caldo reservado, acerte o sal e cozinhe até a quinoa amolecer. 7. Adicione o queijo ralado e a cebolinha

Nota 10! A quinoa é considerada um alimento funcional, capaz de colaborar no combate às doenças cardiovasculares e na diminuição da incidência de câncer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário