domingo, 7 de agosto de 2011

O rei Cardamomo

O cardamomo é uma planta da família do gengibre cujos frutos secos podem ser de cor esverdeada ou branca, e possuem sementes negras muito aromáticas e de sabor picante.


O cardamomo é uma planta da família do gengibre cujos frutos secos podem ser de cor esverdeada ou branca, e possuem sementes negras muito aromáticas e de sabor picante. Originário das florestas húmidas do sul da Índia, do Sri Lanka, Malásia e Sumatra, o cardamomo é bastante utilizado no café nos países árabes e na Índia, é utilizado como especiaria no tempero de pratos.

Sabe-se que o cardamomo foi usado pela primeira vez aproximadamente no ano 700 d.C., na Índia meridional, e foi importado para a Europa, pela primeira vez, em cerca de 1200. Hoje em dia é cultivado no Nepal, Tailândia e América Central. Constitui uma especiaria vastamente usada na Coreia, Vietname e Tailândia.

É uma especiaria muito valorizada, considerada um especiaria de luxo (sendo a tercera mais cara) por suas características generosas. Muito utilizado em doces, molhos cremosos, licores, café, vinho quente, bolos, tortas, biscoitos, pudins, geléias e em preparações salgadas como pikles, sopas, carne de porco, fígado, peixes, saladas, massas, feijão , curry e outras massalas (mistura de temperos).

Seu uso no café
Segundo as más línguas o café tem sua propriedade de "baixar a libido" vamos por assim dizer, e o cardamomo com suas propriedades afrodisíacas, é adicionado ao café para que a virilidade dos árabes e povos do Oriente Médio, não seja posto a prova.


Como utilizá-las
Você pode usá-las inteiras ou só as sementinhas dentro de cada grão. Um grão vai ter aproximadamente umas 15 sementinhas. Na hora de armazenar, guarde-os inteiros em um recipiente fechado, e só o parta já na hora de usar, pois perdem sua fragância muito rápido.

Já há algum tempo em alta entre os grandes chefs e gourmets, ainda não tinha tido a oportunidade de encontrá-lo à venda. Finalmente, em uma ida à São Paulo, o encontrei sem dificuldades no Mercado Municipal. E a verdade é que seu aroma e sabor me arrebataram.Bom, agora que você já deve estar seduzido por este rei das especiarias, assim como eu, que tal tentar alguma receita?


Quanto ao poder afrodisíaco, por favor, me digam depois....

Café com Cardamomo

Esta receita ancestral  de café é parte do um rito de hospitalidade entre os beduínos árabes muito utilizada até hoje. O sabor fica ligeiramente picante e a bebida mais aromática. Super fácil de fazer.


Mãos na Massa!

Basta colocar os grãos de cardamomo levemente amassados no coador / filtro de café, antes de adicionar o pó e a água. Depois passe o café como de costume. Utilize uma semente para cada 300ml de café. Lembre-se que você deve abri-la e utilizar as sementinhas que vêm dentro.


Aprecie o sabor em seguida.

Bolo de chocolate, canela e cardamomo



Ingredientes

3/4 xícara(s) (chá) de manteiga
200 gr de chocolate meio amargo picado(s)
1 xícara(s) (chá) de açúcar União
4 unidade(s) de ovo
3 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
1 colher(es) (café) de sal
1 colher(es) (chá) de canela-da-china em pó
10 gr de cardamomo
1 colher(es) (chá) de fermento químico em pó

Mãos na Massa!
Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma de aro removível.Escolha uma fôrma grande para o bolo ficar baixo.

Derreta o chocolate picado com a manteiga no fogo bem baixo.

Levante a panela do fogo algumas vezes.Assim que obtiver um mistura homogênea acrescente o açúcar,misture bem.

Retire a panela do fogo e mexa algumas vezes para soltar o calor.Coloque o chocolate em uma tigela,acrescente os ovos um de cada vez,batendo sempre. Por último acrescente a farinha peneirada com o sal,a canela,o cardamomo e o fermento.

Asse o bolo até a lâmina de uma faca sair seca ao ser espetada na massa. Sirva com sorvete ou creme chantilly.

Rende 15 porções



Nenhum comentário:

Postar um comentário