Minha irmã recebeu essa semana o resultado da sua prova da Universidade de Cambridge de um curso demorado que fez em Recife. Ficamos tão felizes que resolvemos comemorar só nós duas antes da comemoração oficial com os amigos. Então, fomos de Risoto de alho-poró, receita já publicada aqui no blog. Só que ao invés de servir empratado normal, resolvi fazer uma cestinha de parmesão pra impressionar os olhos. Já pensava em fazer há um tempão, mas nunca tinha tido tempo. Há algumas semanas ela viu a publicação de um amigo que é chef, Aluízio, e adorou! Como tinha quantidade suficiente de parmesão em casa, resolvi fazer. É super fácil, fica muito lindo e delicioso!
Bom, o risoto, você pega e segue a receita daqui do blog mesmo. Para fazer as cestinhas de parmesão você só vai precisar de queijo parmesão de boa qualidade ralado fino, uma frigideira anteaderente e disposição.
Ai você pega o queijo parmesão ralado e forra todo o fundo da frigideira e leva para o fogo baixo e deixa cozinhando. Quando o queijo já estiver bem douradinho, você retira do fogo e espera esfriar um pouco ou até ele ganhar consistencia para ser removido sem desmanchar. Você tira e coloca ele no fundo de uma tigela que deve estar virada para baixo. Dessa maneira, ela ganhará forma de cesta ao esfriar e endurecer.
Daí em diante é só usar a imaginação. Voce pode servir com risoto ou nhoque, como o Aluízio fez, ou até uma saladinha de entrada. Fica MARA! Quem comer vai adorar!!
Detalhe da mesa à espera do prato principal. usei uma flôr de tecido que estava meio esquecida no armário e enrolei o talo arame em volta do guardanapo para formar um porta-guardanapo charmoso.
Para a sobremesa, fiz profiteroles recheados com Crème Pâtissier (Creme de confeiteiro) e calda de chocolate. Esse creme, bastante utilizado no Brasil, é usado em quase tudo na França, Itália e Espanha. Recheio de bombas, sonhos, tortas, é também usado como base de muitos outros cremes.
Receita básica
1 litro de leite
240g de açúcar
5 gemas
1 ovo inteiro
80 g de amido de milho
1 ovo inteiro
80 g de amido de milho
Bouquet de aroma (pau de canela + casca de limão + casca de laranja amarrados)
Ponha o leite em uma panela. Adicione o bouquet no leite e aqueça até ferver. Enquanto isso, misture o açúcar com o amido e adicione esse açúcar amidonado às gemas e bata energicamente para fazer uma papa esbranquiçada.
Quando o leite ferver, derrame 1/3 dele sobre a mistura de açúcar, gemas e farinha e misture rapidamente. Adicione mais 1/3 do leite, misture e adicione o resto. Ponha a mistura inteira na panela e cozinhe, misturando muito rapidamente com um fouet e limpando as bordas e o fundo com uma espátula de silicone sem para até o creme começar a tomar consistência.
Retire o bouquet de aromas, coloque o creme em uma vasilha rasa, espalhando bem, cubra-o com filme plástico, encostando bem em toda a superfície do creme com o filme e esperar esfriar antes de usar. Na hora de usar, misture bem o creme com um fouet antes de aplicar-lo.
Se quiser variar os sabores, é só voce aromatizar o creme antes de usa-lo com café solúvel, chocolate em pó ou substituir o bouquet de aromas por uma fava de baunilha.
Prontinho, cumadre! É só rechear os profiteroles e banhar com a calda. A receita dos profiteroles eu vou ficar devendo. Cheers!
Ficou maravilhoso! De dar água na boca. Parabés à Chef!!
ResponderExcluirObrigada, Rena! Estamos esperando voce aqui pra comemorar. Só não prometo ser light! ;P
ResponderExcluir